Instituto de Ciências Exatas e Naturais

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Print PDF

Sobre o Instituto
Inicialmente foi criado o Centro de Ciências Exatas e Naturais, juntamente com outras Unidades Didático-Científico-Administrativas da Universidade, através do Decreto Lei nº 252/67, que autorizou a Reforma Universitária. A partir de 15/03/2007, foi aprovado o novo Regimento, definindo uma nova estrutura e organização, acadêmico-administrtativa, passando com isso a ser denominado de INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS (ICEN).

 

Em 1984, com o desmembramento do Departamento de Geologia, que passou a fazer parte do Centro de Geociências, a estrutura era constituída pelos Departamentos de Matemática, Física, Química, Estatística e Informática e os Colegiados dos Cursos de Matemática, Física, Química, Estatística e Ciência da Computação. Em 27.03.2000 o Curso de Química Industrial foi transferido do Centro Tecnológico para o CCEN, através da Resolução n0 2733/2000 do CONSEP.

O Instituto de Ciências Exatas e Naturais, como um dos Institutos de Estudos Básicos da UFPA. e de formação profissionalizante, tem por objetivos proporcionar o ensino, a pesquisa e a extensão no seu campo científico e técnico próprio, notadamente na:

a) Formação básica de profissionais das áreas tecnológicas e do magistério;

b) Formação de profissionais da área de Ciências Exatas, bem como de professores do ensino fundamental e médio, de nível superior e de pesquisadores.

O ICEN é constituído atualmente por 6 Faculdades e 4 Programas de Pós-Graduação:

São ofertados também, disciplinas para outros cursos das áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas.

Os cursos de pós-graduação ofertados são: Mestrado em Química (Orgânica e Físico-Química Inorgânica), Mestrado em Matemática e Mestrado em Física. São oferecidos também os seguintes cursos de especialização: Óleos Vegetais, Análise de Sistemas, Redes de Computadores, Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicações para Internet e Análise Estatística.

As atividades do Instituto são apoiados e executados de forma complementar nos laboratórios de Física, Química, Informática, Matemática (LABMAC) e Estatística (LABEST), na vidraria científica e nas Coordenadorias Acadêmica, Planejamento e Avaliação, Gestão, Biblioteca Setorial e Secretaria Executiva.